quinta-feira, maio 10, 2007

Na colônia MacDowell



Desde segunda estou na colônia MacDowell, uma colônia de artistas que fica numa fazenda no estado de New Hampshire, a duas horas de Amherst, cidade natal de Emily Dickinson. É a colônia mais antiga dos Estados Unidos, e está completando 100 anos este ano. Por aqui já passaram centenas de compositores, escritores e artistas como James Baldwin, Lousie Bogan, Virgil Thomson, Thorton Wilder (foi a cidadezinha ao lado, Peterborough, que inspirou a peça clássica Our Town), Edwin Arlington Robinson, Spalding Gray, Aaron Copland, Meredith Monk, Leonard Bernstein. São trinta estúdios espalhados por 400 acres de propriedade, onde cada um tem tranquilidade e sossego para desenvolver seus trabalhos e onde o almoço é entregue silenciosamente na porta de seu estúdio.



No seu caminho você pode se deparar com uma figura dessas:






O lugar é um sonho e perfeito para se criar: dá para se ver a montanha Monadnock, cervos, coiotes, esquilos, perus selvagens atravessando seu caminho, tudo num ambiente de respeito e camaradagem. As fotos são do caminho da colônia, da sede, do mirando para a montanha Monadnocok e do estúdio Barnard, onde estou ficando, no meio da mata.

Este é o estúdio Barnard, onde estou ficando. Nas paredes existem tabuletas com as assinaturas e nomes de todos os artistas que ficaram, hospedados ali desde 1906!! A colônia tem 32 estúdios no total, espalhados pela propriedade. Visitas apenas convidado. A idéia é justamente deixar os caras sossegados criando sua arte. O almoço é servido silenciosamente na sua porta, numa cesta. Podem dizer o que quiserem dos americanos, mas essas inciativas são de se tirar chapéu. Fruto de uma idéia de um casal muito inspirado, os MacDowell.












Nenhum comentário: