segunda-feira, setembro 17, 2007

COYOTE NO ESTADÃO

Coyote celebra 5 anos de saudável independência artística

Entrevista inédita no Brasil de Julio Cortázar e poemas exclusivos de José Lino Grünewald recheiam 15.ª edição da publicação

Em junho de 1984, um mês antes de morrer, o escritor argentino Julio Cortázar concedeu entrevista a Jean Montalbetti, da revista Magazine Littéraire. Inédita no Brasil, a entrevista é um dos trunfos do Dossiê Cortázar, que recheia a 15.ª edição da revista literária Coyote.

'Se minha versão da infância é legítima, é porque falo como uma criança. Sempre tenho 10 anos', disse Cortázar a Montalbetti. A Coyote (52 págs., R$ 10), uma das mais independentes e de maior qualidade do País, está celebrando 5 heróicos anos de existência e essa edição comemorativa traz, além de Cortázar, um poema inédito de José Lino Grünewald, cedido especialmente para a revista por sua viúva, Ecila Grünewald. E mais: poemas do inglês Philip Larkin (traduzidos por Luiz Roberto Guedes), do angolano José Luis Mendonça e do paranaense Jairo Batista Ferreira, textos traduzidos do poeta romano Lucrécio, um lipograma de Bráulio Tavares e fotos de João Urban, entre outras coisas.

'A revista cresceu bastante nesses cinco anos, chegando a diversos países, especialmente da América Latina. Estamos estabelecendo um diálogo intenso com a produção literária e poética do continente, seja da Argentina, México, Chile, Cuba ou dos Estados Unidos, por exemplo. E o que continua nos interessando, além de revelar novos autores, é a parte mais inventiva, radical e crítica dessa produção. Acreditamos que a poesia, a literatura e a arte em geral continuam capazes de provocar abalos sísmicos no real', dizem, em texto distribuído à imprensa, os editores Ademir Assunção, Marcos Losnak, Maurício Arruda Mendonça e Rodrigo Garcia Lopes.

Em seus cinco anos de existência, a Coyote estima ter publicado mais de 180 poetas, escritores, ensaístas e fotógrafos brasileiros, cubanos, argentinos, uruguaios, peruanos, chilenos, mexicanos, norte-americanos, franceses, irlandeses, ingleses, coreanos, eslovenos, egípcios, espanhóis, árabes e chineses. Entre eles, Sérgio Sant'Anna, Furio Lonza, Nelson de Oliveira, José Agrippino de Paula, Mina Loy, Jim Dodge, e. e. cummings, Charles Bukowski e Frank O'Hara (EUA) e Pedro Juan Gutierrez (Cuba).

Publicou também dossiês com o mexicano Heriberto Yépez, a chilena Cecília Vicuña, a alemã-americana Rosmarie Waldrop, o fotógrafo esloveno Evgen Bavcar e os brasileiros Mário Bortolotto, Wilson Bueno, Paulo Leminski, Claudio Daniel, Roberto Piva e Chacal. Fotógrafos como Juvenal Pereira, Bernardo Magalhães, Haruo Ohara e Cris Bierrenbach publicaram ensaios em suas páginas.

A Coyote é trimestral e distribuída nacionalmente pela Editora Iluminuras. Pode ser encontrada nas livrarias ou pelo site: www.iluminuras.com.br (email: revistacoyote@uol.com.br).

Nenhum comentário: