quarta-feira, setembro 05, 2007

Lançamento: ARIEL, de Sylvia Plath

Ariel, de Sylvia Plath

Um clássico da poesia contemporânea

Verus Editora lança no Brasil edição restaurada e bilíngüe, com manuscritos originais

A Verus Editora lança no Brasil a inédita edição restaurada e bilíngüe de Ariel, de Sylvia Plath, com o fac-símile dos manuscritos exatamente como ela os deixou antes de morrer, em fevereiro de 1963, recuperados por sua filha, Frieda Hughes. Traduzido por Rodrigo Garcia Lopes e Maria Cristina Lenz de Macedo, o livro inaugura a coleção Verus Poesis, que trará ao Brasil obras de poetas já consagrados mundialmente. Ariel é considerado um dos mais profundos e reveladores livros de Sylvia Plath. A maioria dos poemas foram escritos em 1962, ano em que a poeta viveu um surto criativo, estabelecendo-a como uma das principais poetas norte-americanas do século 20.

Além da reprodução dos manuscritos da autora, o livro traz notas aos poemas e também inclui os rascunhos completos do poema-título, “Ariel”, oferecendo ao leitor a oportunidade de acompanhar o processo criativo da poeta. Traz também um á introdução, por Rodrigo Garcia Lopes, e um prefácio, escrito pela filha. Esta publicação possibilita uma reavaliação do legado de Sylvia Plath à luz de seu trabalho original.

Ariel é a principal coleção de poemas de Plath. Foi publicado postumamente, em 1965, por Ted Hughes, ex-marido de Sylvia, que excluiu 13 dos 40 poemas, acrescentando outros 13, mudando a ordem e descaracterizando sua obra.

Plath foi canonizada nas décadas de 70 e 80 pelas feministas, que usaram sua obra para suscitar polêmicas. Quando esse fanatismo passou, pôde-se perceber que sua poesia era realmente única, dotada de um misterioso jorro de eloqüência poética, num equilíbrio entre técnica e emoção. Com esta publicação, o que se pretende é jogar luz sobre seus poemas extraordinários, mostrando que Plath era uma uma artista da palavra em período integral, mais que meramente a poeta “suicidada pela sociedade”. Estes versos ficaram como prova definitiva de sua genialidade poética – de uma escritora exímia, que foi capaz de criar, como poucos, música com a linguagem.

Sylvia Plath conseguiu transformar em poesia tanto assuntos particulares como eventos históricos trágicos. Seus poemas evidenciam as dores de uma vida traumática, marcada pela morte do pai, pelo perfeccionismo e pela competição literária, além da parceria com o marido poeta, sendo a prova do talento dessa poeta que soube unir técnica e emoção, criando uma obra já considerada clássica.

Sobre a autora

Sylvia Plath nasceu em Boston (EUA) em 1932. Graduou-se pelo Smith College em 1955 e ganhou uma bolsa de estudos para a Universidade de Cambridge, onde conheceu o poeta Ted Hughes, com quem veio a se casar e a ter dois filhos. Esse casamento tempestuoso e traumático, além do temperamento feroz e conflituoso de Sylvia Plath, vão dar origem aos poemas de seu principal livro, Ariel, e também levá-la a cometer suicídio em 1963, em Londres. Sua obra inclui os livros de poesia The Colossus, Crossing the Water, Winter Trees e The Collected Poems, o qual ganhou o Prêmio Pulitzer, além do romance autobiográfico A redoma de vidro.



Ariel

Text Box: Mais informações a imprensa: Jornalista: Giovana Panazzolo (19) 4009-6868 imprensa@veruseditora.com.br Sylvia Plath

209 páginas

14 x 21 cm

Tradução: Rodrigo Garcia Lopes e Maria Cristina Lenz de Macedo

ISBN: 978-85-7686-026-

Nenhum comentário: