segunda-feira, setembro 22, 2008

OS VISITANTES


Um grupo de artistas minimalistas estava viajando pela China. Quase no fim da visita, eles pararam numa província remota onde poucos americanos já tinham ido. Um dos anfitriões chineses parecia bem confuso em relação aos Estados Unidos. Ele ficava fazendo perguntas do tipo: "É verdade que os americanos usam aviões...para ir trabalhar?" "É verdade que toda a comida de vocês é feita em fábricas?"
Um dos visitantes era um artista conceitual cuja especialidade era teorias sobre informação e verdade. Ele decidiu testar uma de suas teorias no anfitrião.
Então o anfitrião perguntou, "É verdade que vocês têm robôs em suas casas?", e ele respondeu, "Ah, sim. Temos um montão de robôs. É verdade".
O anfitrião perguntou, "É verdade que os americanos vivem na Lua?" O artista respondeu, "Sim, é verdade. Muitos de nós vivem lá. Pra dizer a verdade, vamos pra lá o tempo todo".
Nesta província, no entanto, a palavra para Lua era a mesma palavra para Céu. Os anfitriões ficaram boquiabertos com o fato dos americanos viajarem para o Céu. E eles ficaram ainda mais boquiabertos por serem capazes de voltar de lá -- e que nós fôssemos o tempo todo para lá".


LAURIE ANDERSON, "The Visitors", em United States (1984)

Tradução: Rodrigo Garcia Lopes

Nenhum comentário: