quinta-feira, maio 28, 2009

TEM TAINHA NA REDE



As estrelas da festa, flagradas no exato instante em que saíam de uma balada, fugindo do assédio dos peixerazzis..... (foto: Tástôlo Associated Press)


Enquanto milhões de pessoas acompanham as celebridades dos Big Bloggers, Big Brothers, Fama, Dança dos Famosos, etc etc meus amigos Fernando Alexandre e Andrea Ramos acompanham a chegada das tainhas no Pântano do Sul, em Floripa. Quando morava lá sempre via como as pessoas ficavam em maio, com a temporada da tainha. Um evento que une a comunidade numa atividade coletiva, quase um ritual que traz à tona a cultura atávica dos manezinhos, esta gente simples e apaixonada pelo mar. É-é-é.

Vou te dizer-te uma coisinha pra ti: os vigias, posicionados dos altos das dunas, em lugares estratégicos, ficam como monges zen-budistas com os olhos e a mente atentos para uma aproximação de um cardume ou manta de tainha, vinda do sul. Elas saem, lá de longe, da cloaca da Lagoa dos Patos, e vêm subindo, subindo, numa longa viagem. A frente fria e o vento sul dando as condições ideais para a chegada de milhares delas, lindas e, sobretudo, deliciosas.

De longe, o vigia acena a camisa negra quando avista um lanço, -- sacando o cardume pelo eriçar na água e por outras técnicas que eles não confessam -- indicando para os pescadores já posicionados do outro lado da praia o número de canoas necessárias para o cerco e o arrasto da rede de terno. Sem dizer que antes, através de um grito de u-u-u-u que percorre a vila em tempo recorde, atraindo as pessoas para a praia, que fica cheia num lance de mágica. Ou de peixe. Tudo muito simples, tudo muito mágico. Tá no blog: "arrastados para a praia, as tainhas são contadas e divididas entre os donos das parelhas (canoas e redes), os camaradas que fazem parte das listas de pesca e também por todos que ajudaram a puxar a rede. Se o lanço for grande, não fica ninguém sem ganhar o seu peixe. À noite, praticamente todas as casas do Pântano do Sul exalam o delicioso cheiro de tainhas fritas ou assadas".

O Fernandão e a Andrea estão lá acompanhando a chegada dessas estrelas no pasto dos peixes.

Tem tainha na rede. Aqui:


http://www.tainhanarede.blogspot.com/


Um comentário:

Claudia Silva disse...

Muito legal! Vc está bem?