sábado, agosto 06, 2011

Biblioteca Pública lança jornal mensal Cândido

 Na Gazeta do Povo de Hoje

Reprodução/Rafael Sica
Reprodução/Rafael Sica / O cartunista Rafael Sica foi o responsável pelo retrato do poeta Paulo Leminski, que ilustra a capa da primeira edição O

Biblioteca Pública lança jornal mensal Cândido

Publicação, que terá distribuição a partir de amanhã, faz homenagem ao poeta Paulo Leminski em seu primeiro número
Antes de tornar-se mito e um dos mais respeitados escritores brasileiros, Dalton Trevisan editou, de 1946 a 1948 a revista paranaense Joaquim, que questionava o domínio dos artistas que se revezavam no “poder da cultura” do Paraná e agitou os humores na área. Cinco décadas depois, o escritor Wilson Bueno (1949-2010) lançava Nicolau, também dedicado à literatura e às artes. Amanhã, um novo produto que segue a tradição desses míticos periódicos começa a circular gratuitamente na cidade, Cândido, novo jornal literário da Biblioteca Pública do Paraná (BPP).
Com coordenação editorial do diretor da BPP, Rogério Pereira, e do jornalista e chefe da Divisão de Difusão Cultural, Luiz Rebinski Junior, o jornal, de 32 páginas e com tiragem inicial de 5 mil e­­­xemplares trará mensalmente, além de informações sobre os projetos da biblioteca (publicando a entrevista com o escritor do mês e contos de oficineiros), re­­portagens sobre o mercado editorial, entrevistas, contos, poemas, crônicas inéditas e trechos de ro­­mances. Na edição inaugural, a capa de Cândido (cujo nome é uma homenagem ao endereço da BPP, a rua Cândido Lopes) é dedicada ao poeta Paulo Leminski (1944-1989), que completaria 67 anos neste mês.

Reprodução/Pedro Franz
Reprodução/Pedro Franz / Cândido terá sessão dedicada a desenhos de artistas. Neste mês, Pedro Franz ilustrou o escritor Ernest Hemingway 
Cândido terá sessão dedicada a desenhos de artistas. Neste mês, Pedro Franz ilustrou o escritor Ernest Hemingway
Além de um texto do autor da biografia de Leminski (O Bandido Que Sabia Latim, Ed. Record), Toninho Vaz, que tinha uma intensa relação de amizade com o poeta, a edição dá espaço ao escritor gaúcho Ricardo Silvestrin, que escreve sobre o legado po­­­­ético de Leminski. “Ele redescobriu o verso poético, trazendo elementos da contracultura e tornando a poesia comunicativa e contemporânea”, ressalta Silvestrin, que foi fortemente in­­fluenciado pelo “poeta do Pilarzinho”. “Descobri a poesia pela primeira vez com Manuel Bandeira e depois com Leminski, quando vi que havia uma linguagem mais próxima da minha geração”. Contos inéditos de Amilcar Bettega e Paulo Venturelli, dois poemas de Rodrigo Garcia Lopes e uma entrevista com Miguel Sanches Neto são outros destaques do primeiro número do jornal.
Serviço
Cândido, jornal da Biblioteca Pública do Paraná. Distribuição gratuita nos espaços da Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria de Estado da Cultura e na BPP (R. Cândido Lopes, 133 – Centro), (41) 3221-4900, a partir de amanhã.

Nenhum comentário: