quarta-feira, agosto 01, 2012

LANÇAMENTO DA COYOTE 24 EM CURITIBA


Revista londrinense chega ao número 24 e faz lançamento neste sábado, em Curitiba

       Neste sábado, dia 4 (às 11 da manhã, na livraria do SESC Paço da Liberdade, em Curitiba, com entrada franca), a revista de arte e literatura Coyote faz o lançamento nacional de seu número 24, que comemora dez anos de existência. Para celebrar a marca, os editores convidaram alguns escritores curitibanos ou radicados em Curitiba (como Luci Collin, Paulo Sandrini, Monica Berger, Luiz Felipe Leprevost, Mario Domingues, Andréia Carvalho, entre outros), para lerem seus textos e traduções publicados na revista. Os próximos lançamentos serão em São Paulo, durante o I Simpósio de Ação Poética, no dia 14 de agosto (Casa das Rosas), e em Londrina, durante o Festival Literário de Londrina – Londrix, no dia 21 de agosto. 
      Pelas páginas da Coyote já passaram mais de 340 colaboradores: de escritores a fotógrafos, de artistas artistas gráficos a tradutores, de ensaístas a artistas em geral do Paraná e de vários estados brasileiros e de outros países. Sempre com uma linguagem gráfica ousada e material inédito, patrocinada pelo PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) de Londrina, nestes dez anos Coyote firmou-se como "uma das mais importantes revistas literárias do país" (Folha de S. Paulo). 
      Coyote tem aberto espaço para novos autores do Paraná, do país e do exterior, resgatando e apresentando nomes importantes das letras e das artes, de épocas e lugares diferentes, instigando a leitura, a reflexão e a criação literária, sempre farejando a fatia mais radical da literatura brasileira e internacional – radical na linguagem e nas abordagens. Os editores, os escritores e jornalistas Rodrigo Garcia Lopes, Marcos Losnak e Ademir Assunção, capricharam na edição de aniversário, que começou a ser fechada no início do ano. O destaque do número 24 é um dossiê com o escritor João Antônio (1937-1996), com fotos de Elvira Alegre e um delicioso texto do escritor paulistano sobre sua curta passagem por Londrina em 1975, quando morou na cidade e uniu-se a um time de feras do jornalismo nacional para fazer o jornal Panorama. Como escreve o escritor e historiador Tony Hara em seu ensaio introdutório sobre o autor de Malagueta, Perus e Bacanaço e Ô Copacabana!: “Muito se fala sobre o sumiço de João Antônio da atual cena literária. Apesar de participar ativamente da grande imprensa e da imprensa nanica, de mais de 10 livros publicados e de três Jabutis nas costas, João Antônio ainda é, como dizia Jaguar, o mais conhecido entre os escritores desconhecidos”. 
       O número apresenta contos inéditos de Amilcar Bettega,  Paulino Júnior e Alberto Lins Caldas e poemas de Andréia Carvalho, Ikaro Maxx, Artur Gomes e Adriana Versiani dos Anjos.
      Viviane de Santana Paulo apresenta em primeira mão os poemas pungentes do alemão Jan Wagner (1971). Os tradutores Guilherme Gontijo Flores e Mario Domingues traduzem do latim a poesia elegíaca do romano Propércio (50-45 AC - 15 DC), pouco conhecida no Brasil. O número traz como editorial o poema “Ao Coiote”, de Jorge Luis Borges, traduzido do espanhol pela poeta e tradutora Josely Vianna Baptista. A poesia do quadrinista e cineasta chileno Alejandro Jodorowsky (1929), traduzida por Vinícius Lima, também é um dos destaques da nova edição. 
     O fotógrafo Orlando Azevedo assina a capa e o ensaio fotográfico do número. Na contracapa, Beto assina o cartum bem-humorado de aniversário da revista.

O que: Lançamento da  revista Coyote número 24, com leituras de escritores curitibanos e radicados em Curitiba publicados nos dez anos da revista.
Onde: Paço da Liberdade / SESC Paraná. Praça Generoso Marques 189, Centro, Curitiba. Fone 189 Telefone: (41) 3234 4200. 
http://www.sescpr.com.br/ 

COYOTE 24 // 52 páginas  // R$ 10,00. Uma publicação da Kan Editora. Editores: Rodrigo Garcia Lopes, Marcos Losnak e Ademir Assunção. Vendas em livrarias de todo o país, com distribuição pela Editora Iluminuras – fone (11) 3031-6161. Pode também ser adquirida pela internet através do site: www.iluminuras.com.br

PATROCÍNIO: PROMIC - PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO A CULTURA – PREFEITURA MUNICIPAL DE LONDRINA - SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE LONDRINA

Nenhum comentário: